1. (IBADE) A escola como espaço da diversidade de
sujeitos constitui-se em palco de conflitos e contradições que se não forem
trabalhados podem vir a se constituir em atos de violência. Marshall B.
Rosemberg apresenta o processo de comunicação não violenta (CNV) que pode ser
aplicado em diversas situações para estabelecer relacionamentos mais eficazes.
Esse processo tem quatro componentes. O quarto e último aborda a questão do que
gostaríamos de pedir aos outros para enriquecer nossa vida. Considere o pedido
a seguir:
Não jogue
lixo no chão porque vai deixar a escola suja.
De acordo
com o trabalho de Marshall B. Rosemberg sobre a comunicação não violenta, o que
podemos afirmar sobre esse pedido?
A) Apresenta linguagem confusa e vaga, com
inúmeras ambiguidades.
B) É uma exigência porque faz uma ameaça para o
caso de não atendimento.
C) Foi formulado de forma negativa e poderá
provocar resistências.
D) Precisava deixar claro que haveria uma
recompensa, após o atendimento.
E) Usou uma linguagem de ações positivas ao declarar
o que estava pedindo.
2. (AOCP) Sobre os paradigmas conservadores na
abordagem do ensino, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a
seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Têm
uma visão quântica e reconhecem que todos os seres são interdependentes.
( )
Caracterizam uma prática pedagógica que se preocupa com a reprodução do
conhecimento.
( )
Superam a visão cartesiana de mundo.
A) F - V - F.
B) V - F - V.
C) F - V - V.
D) V - F - F.
3. (IBADE) Os sete saberes necessários à educação
enunciados por MORIN, são:
As
cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
Os
princípios do conhecimento pertinente.
Ensinar a
condição humana.
Ensinar a
identidade terrena.
Enfrentar
as incertezas.
Ensinar a
compreensão.
A Ética
do gênero humano
Eles
constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam
e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e dos
adolescentes.
Para o
autor:
A) a educação deve preparar os alunos e as alunas
para serem bem-sucedidos (as) na vida adulta.
B) os professores devem adotar uma postura
hegemônica para alcançar os objetivos a que se propõem.
C) garantir o bem-estar dos alunos e a
reconstrução dos conhecimentos universalmente aceitos é fundamental.
D) não é possível se alcançar a qualidade na
educação com turmas heterogêneas e numerosas.
E) enfrentar as incertezas é um ensino
necessário como vanguarda ante a incerteza de nossos tempos.
4. (IBADE) Segundo Júlio Groppa Aquino (em
pesquisa feita com professores), a indisciplina e o baixo aproveitamento dos
alunos se tornam os maiores males da escola contemporânea sendo, estes dois
fatores, os principais obstáculos para o trabalho docente e, consequentemente,
para o fracasso escolar.
Para esse
contexto, o autor busca os fundamentos que sustentam as três razões que parecem
explicar o fenômeno, ainda segundo os professores pesquisados. A primeira, de
cunho histórico, diz que atualmente o aluno é menos respeitador e a escola
menos exigente e dura. A segunda, de cunho psicológico, é caracterizada por um
conjunto de “nãos”: as crianças de hoje não têm limites, não reconhecem a
autoridade, não respeitam as regras, e a responsabilidade por essa situação é
dos pais, que teriam se tornado muito permissivos.
Por fim,
há ainda uma terceira hipótese, a de cunho metodológico, que afirma que:
A) o acesso às novas tecnologias não auxilia os
alunos na rotina organizacional da escola.
B) para os alunos, a sala de aula não é tão
atrativa quanto os outros meios de comunicação.
C) há uma psicologização excessiva por parte das
equipes coordenadoras e pedagógicas das escolas.
D) o controle e o modo de proceder dos Conselhos
Tutelares inibem as ações mais firmes dos professores.
E) o equipamento móvel escolar é inadequado para
os diferentes tamanhos dos alunos.
5. Leia o trecho a segui
“Uma
pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não
mais convencem os sujeitos das diferentes classes e não correspondem aos seus interesses.
Nessa crise, outras explicações pedagógicas vão sendo elaboradas para lograr
consenso (convencimento) dos sujeitos, configurando as pedagogias emergentes,
aquelas em processo de desenvolvimento, cuja reflexão vincula-se à construção
ou manutenção de uma hegemonia”.
CASTELLANI
FILHO, L. et alii. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez
Editora, 2ª. ed. 2009.
Sobre os
argumentos apresentados, assinale a opção que indica as três características
que marcam a reflexão pedagógica dentro de uma pedagogia emergente
crítico-superadora.
A) Diagnóstica, judicativa e teleológica.
B) Deontológica, judicativa e teleológica.
C) Crítica, reflexiva e argumentativa.
D) Diagnóstica, judicativa e reflexiva.
E) Reflexiva, judicativa e diagnóstica.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:E - 4:B - 5:A
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