Children's literature

QUESTÕES SOBRE PARADIGMAS EDUCACIONAIS: PENSAMENTO MODERNO E CONTEMPORÂNEO

 

1. (IBADE) A escola como espaço da diversidade de sujeitos constitui-se em palco de conflitos e contradições que se não forem trabalhados podem vir a se constituir em atos de violência. Marshall B. Rosemberg apresenta o processo de comunicação não violenta (CNV) que pode ser aplicado em diversas situações para estabelecer relacionamentos mais eficazes. Esse processo tem quatro componentes. O quarto e último aborda a questão do que gostaríamos de pedir aos outros para enriquecer nossa vida. Considere o pedido a seguir:
Não jogue lixo no chão porque vai deixar a escola suja.
De acordo com o trabalho de Marshall B. Rosemberg sobre a comunicação não violenta, o que podemos afirmar sobre esse pedido?
A) Apresenta linguagem confusa e vaga, com inúmeras ambiguidades.
B) É uma exigência porque faz uma ameaça para o caso de não atendimento.
C) Foi formulado de forma negativa e poderá provocar resistências.
D) Precisava deixar claro que haveria uma recompensa, após o atendimento.
E) Usou uma linguagem de ações positivas ao declarar o que estava pedindo.
 
2. (AOCP) Sobre os paradigmas conservadores na abordagem do ensino, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Têm uma visão quântica e reconhecem que todos os seres são interdependentes.
( ) Caracterizam uma prática pedagógica que se preocupa com a reprodução do conhecimento.
( ) Superam a visão cartesiana de mundo.
A) F - V - F.
B) V - F - V.
C) F - V - V.
D) V - F - F.
 
3. (IBADE) Os sete saberes necessários à educação enunciados por MORIN, são:
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
Os princípios do conhecimento pertinente.
Ensinar a condição humana.
Ensinar a identidade terrena.
Enfrentar as incertezas.
Ensinar a compreensão.
A Ética do gênero humano
Eles constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e dos adolescentes.
Para o autor:
A) a educação deve preparar os alunos e as alunas para serem bem-sucedidos (as) na vida adulta.
B) os professores devem adotar uma postura hegemônica para alcançar os objetivos a que se propõem.
C) garantir o bem-estar dos alunos e a reconstrução dos conhecimentos universalmente aceitos é fundamental.
D) não é possível se alcançar a qualidade na educação com turmas heterogêneas e numerosas.
E) enfrentar as incertezas é um ensino necessário como vanguarda ante a incerteza de nossos tempos.
 
4. (IBADE) Segundo Júlio Groppa Aquino (em pesquisa feita com professores), a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos se tornam os maiores males da escola contemporânea sendo, estes dois fatores, os principais obstáculos para o trabalho docente e, consequentemente, para o fracasso escolar.
Para esse contexto, o autor busca os fundamentos que sustentam as três razões que parecem explicar o fenômeno, ainda segundo os professores pesquisados. A primeira, de cunho histórico, diz que atualmente o aluno é menos respeitador e a escola menos exigente e dura. A segunda, de cunho psicológico, é caracterizada por um conjunto de “nãos”: as crianças de hoje não têm limites, não reconhecem a autoridade, não respeitam as regras, e a responsabilidade por essa situação é dos pais, que teriam se tornado muito permissivos.
Por fim, há ainda uma terceira hipótese, a de cunho metodológico, que afirma que:
A) o acesso às novas tecnologias não auxilia os alunos na rotina organizacional da escola.
B) para os alunos, a sala de aula não é tão atrativa quanto os outros meios de comunicação.
C) há uma psicologização excessiva por parte das equipes coordenadoras e pedagógicas das escolas.
D) o controle e o modo de proceder dos Conselhos Tutelares inibem as ações mais firmes dos professores.
E) o equipamento móvel escolar é inadequado para os diferentes tamanhos dos alunos.
 
5. Leia o trecho a segui
“Uma pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não mais convencem os sujeitos das diferentes classes e não correspondem aos seus interesses. Nessa crise, outras explicações pedagógicas vão sendo elaboradas para lograr consenso (convencimento) dos sujeitos, configurando as pedagogias emergentes, aquelas em processo de desenvolvimento, cuja reflexão vincula-se à construção ou manutenção de uma hegemonia”.
CASTELLANI FILHO, L. et alii. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez Editora, 2ª. ed. 2009.
Sobre os argumentos apresentados, assinale a opção que indica as três características que marcam a reflexão pedagógica dentro de uma pedagogia emergente crítico-superadora.
A) Diagnóstica, judicativa e teleológica.
B) Deontológica, judicativa e teleológica.
C) Crítica, reflexiva e argumentativa.
D) Diagnóstica, judicativa e reflexiva.
E) Reflexiva, judicativa e diagnóstica.


GABARITO

1:C - 2:A - 3:E - 4:B - 5:A



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